Dadores

 

A riqueza de uma estrutura como o Biobanco-IMM depende da diversidade e da qualidade das amostras biológicas que armazena e disponibiliza à comunidade científica. O Biobanco-IMM detém várias coleções de amostras, tanto de dadores doentes como de saudáveis, associada à informação clínica do seu dador, essencial à investigação. O Biobanco-IMM disponibiliza ainda diversos tipos de amostras de um único indivíduo, o que é essencial em determinadas investigações biomédicas.

 

A doação de amostras de sangue é essencial para o sucesso do Biobanco-IMM, que conta com a colaboração de todos. Para se associar ao Biobanco-IMM, doando uma amostra biológica, em geral, sangue, deverá contactar-nos através dos números 217999437 ou 965152588 ou visitar-nos no edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, num horário a combinar previamente.

Poderá ainda, no âmbito de uma consulta médica, informar o médico da sua intenção de doar uma amostra biológica. O Biobanco-IMM está a trabalhar junto da comunidade médica no sentido destes profissionais contatarem o Biobanco-IMM, que fará deslocar ao serviço em que se encontra um técnico que procederá à recolha do tecido ou fluído em questão e que procederá à recolha do consentimento informado.

Poderá ainda autorizar que os desperdícios de uma biópsia ou cirurgia a que seja sujeito sejam recolhidos e armazenados no Biobanco-IMM, devendo para tal falar com o médico que a/o acompanha.

 

Ao doar uma amostra acompanhada de informações sobre a sua saúde, ser-lhe-á dado a ler e a assinar um documento de Consentimento Informado. O documento informa-lo-á da utilização que será dada à sua amostra e aos seus dados clínicos, onde serão mantidos, como serão protegidos, e quem poderá usá-los.  É muito importante ler e compreender o consentimento informado. Ele protege o doador de ser feito algo com a sua doação que não aprove e protege os investigadores que recorram à sua doação assegurando que estão a seguir a lei e a não quebrar as regras estabelecidas sobre a sua pesquisa.

 

Ao assinar o consentimento informado está a autorizar a recolha e o armazenamento de uma amostra biológica que se destina a ser analisada para fins de investigação biomédica. Estará ainda a comprovar estar a par e a concordar com os princípios e propósitos do Biobanco-IMM.

 

A informação clínica recolhida no momento da colheita da amostra é essencial à investigação. A descoberta da origem de inúmeras doenças que atingem a população mundial e o teste a novos fármacos dependem da existência de material biológico de dadores doentes e saudáveis e de informação válida relativamente às amostras analisadas. No entanto, todos os dados clínicos recolhidos serão codificados e nunca serão associados à identidade do dador.

 

As amostras recolhidas pelo Biobanco-IMM serão criopreservadas (guardadas a temperaturas de -80ºC e/ou  -196ºC) e guardadas por um período de tempo superior a 10 anos, protegidas através de um sistema de segurança 24h, sujeito a rigorosas normas de acesso.

 

O Biobanco-IMM está dotado do mais atual software de gestão de amostras e de informação clínica, assegurando uma gestão rigorosa e cautelosa do material em causa.

 

No incentivo à investigação biomédica, o Biobanco-IMM garante uma utilização rigorosa e cientificamente pertinente das amostras que constituem a sua coleção. 

© 2012 :: BIOBANCO-IMM